Temos aqui, provavelmente, a maior atribuição da Polícia Civil. O registro de ocorrências criminais. Isso não quer dizer, contudo, que essa atividade precisa ser burocrática e lenta.

O PolOffice 5 permite que várias informações sejam coletadas de forma muito ágil, sem prejudicar tanto a informação (essencial para a Polícia) como a celeridade do procedimento. (desejada tanto pelo policial, como pelo comunicante).

Vejamos como o PolOffice 5 equaciona essa demanda:

A partir da tela inicial, clique na aba "Cadastros" do cabeçalho e, em seguida, no segundo ícone à esquerda disponível. A opção de cadastro logo estará visível para o usuário. Uma outra forma de iniciar o registro é utilizar o atalho do teclado Ctrl+K a partir da tela inicial.

Dentro do módulo de cadastro de crimes o processo de preenchimento é bastante intuitivo. Para começar, informe a natureza do procedimento a ser confeccionado a partir desse registro. Vejamos:

A depender da natureza selecionada (B.O.) será necessário ainda cadastrar o comunicante da ocorrência. Esse cadastro será iniciado com um duplo clique sobre a faixa azul em destaque na imagem abaixo:

Após cadastrar o comunicante (a depender da natureza do procedimento), deve-se passar para a próxima aba "Tempo e Local", a fim de informar o local e a informação temporal da ocorrência criminal.

ATENÇÃO! Na próxima aba, "Envolvidos", devem ser cadastrados APENAS as pessoas (vítimas, testemunhas e acusados) com qualificação COMPLETA!

Os objetos apreendidos, recuperados ou envolvidos devem ser cadastrados na próxima aba do módulo, juntamente com a informação do possível apreensor.

 Na aba de tipificação o usuário deve selecionar o(s) crime(s) supostamente cometido(s), dentre aqueles disponibilizados na lista à esquerda da tela. Para cada crime selecionado, pode-se incluir vítimas e infratores específicos.

Após esse procedimento, clique sobre o campo da tipificação e logo notará que ela foi preenchida automaticamente.

 Caso o crime da ocorrência não conste na lista padronizada, a tipificação deverá ser informada manualmente diretamente no campo em destaque.

Se o crime cometido estiver no rol dos crimes violentos letais intencionais, marque a opção localizada ao lado do campo da tipificação.

ATENÇÃO! Sempre que possível selecione o crime dentre aqueles apresentados na lista, sob pena de prejuízo na estatística criminal.

 

Se desejar produzir algum documento (por exemplo, B.O.) passe para a última aba, senão, clique no botão gravar/atualizar localizado no canto inferior direito da tela.