Ao entrar na área principal do Sistema PolOffice 5, o usuário logo verá uma tela que podemos dividir em 3 partes para fins didáticos:

Na primeira parte (imagem acima), logo ao centro, são exibidas diversas informações e atalhos úteis ao usuário. Vejamos da esquerda para a direita e de cima para baixo cada uma delas:

- Informações do cartório: O nome do(a) delegado(a) e do(a) escrivã(o) são exibidos aqui para que o usuário saiba rapidamente quais dados serão informados em todos os documentos a serem produzidos dentro do PolOffice 5.

- Informações do usuário: Aqui será possível reconhecer e editar a foto pessoal do usuário logado, bem como seu nome e cargo que ocupa na instituição, além de informações de segurança de acesso, como data e hora do último login realizado.

- Painel de notícias: Diversas notícias do Brasil e do mundo são mostradas nesse painel rotativo. Dica: Você pode alterar a fonte das notícias clicando com o botão direito sobre o painel.

- Lista dos atrasados: Nessa lista são exibidos os inquéritos que estão com agendamentos de remessa atrasados. Só serão exibidos inquéritos tombados.

- Botão de configurações: Acesso rápido para as configurações gerais do sistema.

- Lista de compromissos de hoje: Aqui serão apresentados todos os agendamentos pendentes para o dia corrente.

- Botão de acesso rápido: Ao clicar, o usuário terá opções de acesso rápido para as principais produções de documentos.

 

- Botão de caixa de entrada: Através desse botão o usuário poderá acessar documentos ou mensagens enviadas para ele ou para a sua delegacia. Disponível apenas para unidades interligadas em rede.

- Botão de aparência: Está cansados das cores do layout? Você pode alterar os parâmetros visuais do PolOffice 5 aqui.

- Botão PolOffice: Acesse o site do Sistema PolOffice e fique por dentro das novidades ou tira alguma dúvida através desse manual.

- Botão de sincronização: Esse botão deve ser pressionado sempre que algum procedimento for realizado offline (por exemplo, durante a queda da conexão). Disponível apenas para unidades interligadas em rede.

 - Lista de notificações: Sempre que alguém lhe expedir uma ordem de missão, remeter um procedimento ou designá-lo para chefiar uma investigação, você será informado aqui.

 

A segunda parte, a qual nomearemos de cabeçalho (imagem abaixo), será importante para o usuário acessar todos os módulos do Sistema PolOffice 5.

 

- Aba Início: Aqui encontraremos todas as informações da unidade policial acessada durante o login.

- Aba Cadastros: Talvez a área mais importante do PolOffice 5. Aqui o usuário poderá cadastrar e listar uma ampla variedade de registros do sistema. Vejamos:

-- Ocorrências não-criminais: Registro e listagem de ocorrências de preservação de direitos.

-- Ocorrências criminais: Registro e listagem de ocorrências criminais ou sob investigação.

-- Ocorrências de desaparecidos: Registro e listagem de desaparecimentos.

-- Cadastro de Pessoas: Registro de pessoas de forma avulsa (sem qualquer vínculo com ocorrências).

-- Agendamentos: Registro e listagem de compromissos.

-- Objetos: Registro e listagem de objetos e apreensões.

-- Investigações: Registro e listagem de investigações policiais.

- Aba Documentos: Área do Sistema PolOffice destinada a produção de documentos avulsos e acompanhamento e visualização de documentos já confeccionados.

-- Produção de novo documento: Aqui o usuário poderá produzir um documento avulso ou de procedimento legado.

-- Visualização de documentos já produzidos: Na primeira opção ("Documentos Locais"), o usuário pode consultar todos os documentos produzidos no PolOffice 5 e gravados no disco rígido do computador. Já na segunda opção ("Documentos em rede"), o usuário terá acesso a todos os documentos gerados pela unidade policial, independente do usuário e da máquina física que o produziu. Disponível apenas para unidades interligadas em rede.

 -- Lista de precatórias: Listagem de todas as precatórias expedidas pela delegacia atual.

-- Lista de representações: Listagem de representações expedidas ao Poder Judiciário pela delegacia atual.

-- Lista de mandados de prisão: Listagem de todos os mandados de prisão cadastrados no Sistema PolOffice 5.

-- Lista de ofícios: Listagem de todos os ofícios expedidos e recebidos pela delegacia atual.

-- Validação de documentos: Área destinada a inserção do Hash de verificação, impresso em todos os documentos gerados pelo Sistema PolOffice 5 (exemplo abaixo).

 - Aba Gestão: Área do menu disponível para usuários e administradores visualizarem os principais indicativos quantitativos de criminalidade, segundo os dados inseridos no Sistema PolOffice 5.

-- Estatística: Série de dados quantitativos versando sobre número de ocorrências, localização, temporalidade e produção cartorária.

-- Georeferenciamento: Área de visualização de dados de criminalidade geoprocessados.

- Aba Ferramentas: Diversas feramentas úteis para facilitar a vida do usuário, a exemplo da agenda telefônica e de um player de multimídia.

 

 A terceira parte da tela inicial é o rodapé do Sistema PolOffice 5.

Destacamos o campo geral de pesquisas do sistema, localizado no canto esquerdo, e o nome da delegacia (ao centro) que, ao ser clicada, pode permitir a alteração da unidade pelo usuário habilitado em mais de uma repartição.